O cantico da misericórdia de Deus

on 02:28


"Passados estes dias sua mulher concebeu e durante cinco meses permaneceu oculta e dizia: Eis o que  fez por mim o  Senhor !... nos dias em que lhe aprouve tirar-me da minha ignomínia entre os homens" (Lc 1, 24-25)
***
"Por aqueles dias Maria pôs -se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha a uma cidade de Judá..Entrada na casa de Zacarias saudou Isabel. Apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo amãe do meu Senhor? Mal a voz da tua saudação chegou aos meus ouvidos, o menino saltou de alegria no meu seio. Feliz aquela que acreditou que teriam cumprimento as palavras do Senhor." (Lc 1, 40-45)

Sim, "o deserto e a terra árida alegrar-se-ão" (Is 35,1):Também para Isabel a idosa parente de Maria, a palavra de Deus se torna aconteciento, e no jardim estéril do seu seio germinarra e crescera uma nova vida.
A gratidão é então como uma delicada flor: Isabel de facto permacera oculta, por pudor, como que para guardar o em segredo a maravilha operada em si, pelo Senhor, o qual se havia dignado retirar-lhe o opróbrio da sua esterelidade. Tal condição era particularmente sentida pela mulhere hebreia como um vexame, uma desonra., também porque privada da possibilidae de ser mãe do Messias esperado.
No encontro com Maria Isabel intui encontrar-se  diante de um grnde mistério de graça.. Então a sua admiração e gratidão extravasam do seu crção.
O gesto que vemos muito esteriotipado - o abraço de Maria e Isabel à entrada da casa de Zacarias - tenta exprimir a própria admiração e expressão de acção de graças.
Isabel sente-se comovida diante de Maria. Depois de uma longa existência que parecia apagar-se na esterelidade, é inundada de alegria e sob a moção do Espírito Santo proclama o canto de benção que passaria a ser  guardada e proclamada nas palavras e nos corações de muitas gerações. "Bendita és tu, entre as mulheres...!"(Lc 1,42)

Eu te agradeço Senhor,
por todas as vezes em que a tua intervençao vivificante encheu de esperança o vazio da  nossa existência.
Desça sobre nós, Senhor,
 o poder criador doteu Espírito
 para tornar fecunda em nós a tua Palavra
e plasmar no segredo do nossso coração a nova criatura,
 capaz de escutar e obedecer,
de amar e servir, capaz de cantar e agradecer,
porque grande é a tua misericórdia, Amen

0 comentários:

Enviar um comentário