on 10:18

Donde me é dado, que venha ter comigo a mãe do meu Senhor?...

A minha alma glorifica o Senhor


e o meu espírito exulta em Deus meu salvador,Porque olhou para a humildade de sua serva,
Doravante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada,
Grandes coisas fez em mim o Omnipotente, santo é o eu Nome.        
A Sua misericórdia se estende de geração em geração,
sobre aqueles que O temem…
Dispersou os soberbos nos pensamentos de seus corações,
Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes
Encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias.
Socorreu Israel seu servo, recordando-se da sua misericórdia
como tinha prometido a nossos pais
a Abrão e à sua descendência para sempre.
(Luc 1,46)

Em Nazaré, Maria tinha dito o seu sim, o seu “fiat”. Cumpra-se em mim a tua Palavra.
Agora diz o seu “obrigada” reconhecendo com alegria aquilo que o Senhor nela operou. Cheia do Espírito santo eleva Àquele que é a vida o canto mais belo que alguma vez tinha brotado de um coração humano. Maria não canta só por si, considera-se um todo uno com o seu povo, com a humanidade redimida que nela acolheu a alegria da salvação; por isso as suas palavras são um grandioso coral no qual as notas da gratidão vibram até tocar no coração de Deus. A alma de Maria se funde na mais profunda acção de graças, porque nela tudo é acolhimento, a sua fé induz a crer com simplicidade que Deus mesmo, porque Deus, sempre imprevisível, e a sua omnipotência pode realizar maravilhas.

Como filha de Sião habituada a guardar no coração a Palavra sagrada sabe que desde a eternidade o poder divino do amor preparou um desígnio de salvação: Alegra-te e rejubila de todo o coração, disse o profeta Sofonias: “O Senhor teu Deus está no meio de ti como poderoso salvador!” (Sof 3, 14-17).
Se a graça do Senhor nem sempre floresce nem frutifica em nós, é porque nos não acolhemos com alegria fáctica e gratuidade; somos como crianças que recebem um presente precioso, mas não o sabem apreciar e daí o desprezam. Saber reconhecer os dons do Senhor e ser grato por eles, é sinal de autêntica maturidade espiritual.

Senhor Jesus, concede-nos entrar e permanecer humildemente na escola de Maria, tua e nossa Mãe, para aprender dela e com ela a entoar o cântico de gratidão e de louvor que bota do coração de quem é pequeno e ignorante, e é chamado a ser protagonista da tua admirável história de amor e de salvação a favor de todos os homens.

0 comentários:

Enviar um comentário