on 10:39

                                                    Cristo, grão caído na terra


O silêncio envolveu a terra!...O sol eclipsou-se,

a terra mergulhou nas sombras da noite!...

Jesus está morto, sepultado num sepulcro novo aberto na rocha.

Ele é como o grão de trigo lançado à terra e enterrado.

Mas da sua morte germina já a vida nova, que não mais morrerá.

Jesus, o Homem Deus, “ desceu ao reino dos mortos para os despertar para a vida,

libertá-los da prisão e das trevas em que jaziam e tomá-los consigo para a luz. Assim narra uma antiga homília de Sábado Santo:

“Por ti homem, me fiz homem sem forças, abandonado entre os mortos; por ti que saíste do Jardim do Paraíso, fui entregue aos judeus no jardim das oliveiras e no jardim fui crucificado.

Vê o Meu rosto os escarros que por ti suportei, para te restituir o sopro da vida original. Vê o Meu rosto as bofetadas que suportei para restaurar a minha semelhança a tua imagem corrompida.

Vê o meu dorso, os acoites que suportei para te livrar do peso dos teus pecados. Vê as minhas mãos fortemente cravadas na árvore da cruz, por ti, que outrora estendeste levianamente as tuas mãos para árvore do paraíso.

Adormeci na cruz e a lança penetrou no lado e curou a dor do teu lado. O meu sono despertou-te do sono da morte. Levanta-te vamos daqui (…) Eu que sou a vida estou agora junto de ti e ordenei aos querubins que te guardassem como servo (…)

Está preparado o trono dos querubins, prontos os mensageiros, construído o tálamo, preparado o banquete, adornadas as moradas e os tabernáculos eternos, abertos os tesouros, preparado para ti desde toda a eternidade o reino dos céus” (LH)



Jesus nosso irmão e Senhor, mesmo no silencio,

na dúvida, no medo, Tu estás presente.

Sustenta a nossa confiança em Ti, a limenta a nossa esperança

Não nos deixes presos às trevas

Prepara o nosso coração para a colher a Tua Luz

Conforma-nos à imagem da Tua ressurreição para vivermos a vida nova

Do Reino, na paz e na alegria do Pai, do Filho e do Espírto santo com todos os irmãos., Amen


0 comentários:

Enviar um comentário